quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FELIZ 2010 A TODOS!!!


Faltam poucas horas para a chegada de um novo ano! Um ano que aparenta ser melhor que 2009, pois afinal de contas é o de dois mil e DEZ! E se até na escola, 10 era uma nota boa; não há de ser diferente no ano que estar por vir.

Assim, desejo que 2010 seja um feliz ano para todos nós. E por falar em "nós", que todos eles sejam desatados, que mal nenhum nos rodeie, que nossos inimigos sejam amigos ou que pelo menos nunca nos enxergue, que as cargas negativas sejam neutralizadas, que façamos as melhores escolhas sempre, que a "tampa" de nossa "panela" nos diga que apareceu e não passe despercebida (risos), e finalmente, que a inveja e o "zóio" grande sejam reduzidos a pó e levado pra bem longe das boas pessoas.

Porque ser uma boa pessoa faz bem! E no final de tudo, acaba sendo uma promessa ao ano que vai nascer... E quem sabe, como recompensa, a gente não tenha muito dinheiro no bolso, e saúde pra dar e vender!

FELIZ 2010 PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!!


Imagem: retirada na internet

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Um dia triste


Lá fora faz frio. Aqui dentro também! O vazio é gritante e não há nada que possa deixá-lo mudo. Algumas pessoas fazem um balanço de sua vida no nascer de um novo ano. Há dois anos atrás eu adotei a mania de também fazer no dia dos mortos.

No dia que apesar de ter um sol lá fora bonito, é frio por dentro e por fora. É rasteiro e lhe deixa pensativo. Você começa a pensar nas suas próprias mortes. Nas pessoas queridas que vão... Nas decisões que podiam ser avaliadas como erradas, outras sem opção... ou sem ter dado opção ao mundo ao seu redor.

São dores... são passos levados pelo mar... é o infinito e a incerteza do certo ou errado. Do querer e não querer. A vontade é de fechar os olhos! De ser teletransportado para uma outra dimensão que lhe permita distinguir os opostos. De colocar na balança o que lhe fez prosseguir, ou daquilo que lhe faz fugir. Fugir de tudo que você não tem certeza. A vida é incerta! Mas sei que você pode direcioná-la da melhor ou pior forma. Isso é uma questão de ponto de vista. Você desvia um olhar pensando em proteger, mas acaba destruindo e vice-versa.

Tudo que desejo é que o frio passe... e que o mar não possa apagar as pegadas deixadas.


Imagem: Retirada da Web. Uma paisagem em algum lugar da Noruega

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sociedade X Segurança: conta difícil!


Já há algum tempo a violência tem tomado grandes proporções em Salvador. Assaltos, sequestros, assassinatos, estupros, policia matando policia, tráfico comandando comunidades, bandidos dominando policiais e por aí vai uma série de absurdos que nos coloca reféns de uma sociedade coagida pela falta de segurança.

A quem devemos culpar? O governo? A própria sociedade? A falta de oportunidades para pessoas que convivem em localidades controladas pelo tráfico? Existem vários questionamentos a respeito, mas todos se limitam a teorias.

Infelizmente existem até opiniões que citam os "Direitos Humanos" como culpados dessa violência desenfreada. Ou seja, estamos até desacreditados de algo que nos pertence. Abdicando-se deles! Tudo isso porque estamos sendo contaminados por ações de bandidos. Bandidos que nos fazem pensar que os Direitos Humanos os defendem ou que servem de “patrocínio” da violência. Inacreditável ainda é ouvir comentário do tipo "Bandido tem que apanhar até morrer!" ou algo como "No Brasil deveria ter pena de morte!". Será mesmo que esta seria a solução? Combater a violência com a própria violência? Não sei!

Uma coisa é certa: o sistema penitenciário precisa ser revisto. Acredito que os presos, mesmo em sistema fechado, deveriam cumprir pena trabalhando para a própria sociedade que ele ajudou a lesar. Por que não criar um programa de educação e profissionalização fazendo com que os detentos construam casas para abrigar grande parte da sociedade que está excluída dela mesma? Ou quem sabe a criação de fábricas de tecidos ou alimentos através de uma política de Governo, nas quais a mão-de-obra seria fornecida pelas penitenciárias para trabalhar em pró da classe mais baixa?

Infelizmente não tenho poder suficiente para mudar o regime de uma sociedade que sofre com a falta de segurança. Mas acredito que podemos questionar e/ou sugerir às autoridades projetos como esses a fim de melhorar a vida de todos nós.

Imagem (crédito): Mariana P. G.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Saudades eternas

Hoje, se estivesse vivo, meu querido pai completaria 60 anos! Hoje é como reviver tudo novamente: as risadas, os sermões, as discussões, a perda, e principalmente, a saudade. Julho nunca será um mês comum para mim, pois ele me "obriga" a relembrar o nascimento e a morte de uma pessoa que foi muito importante para mim e meus irmãos, sobretudo à minha mãe.

A cada dia que passa tenho a certeza de que não fomos criados para dizer adeus, desapegar das pessoas e coisas ou mesmo de se conformar com um mal irremediável que é a morte. É claro que sabemos desde crianças que o ser vivo nasce, cresce, reproduz e morre; mas mesmo sendo uma frase tão simples de entender, nunca estamos preparados para perder um ente querido. Alguns dizem que é da vontade de Deus (e eu não duvido – ainda não perdi a fé... eu acho!), outros falam em destino e nos vêm com uma frase batida: “Sinto muito! Mas você irá superar isso, é a vida!”.

Nada disso cura ou alivia a dor da perda. Acredito que a filosofia de vida que deverámos adotar é não se “apegar” às coisas, e principalmente, às pessoas. Sofreríamos menos!

Vire e mexe você começa a ter lembranças de todo tipo: dos bons momentos, dos momentos em que você não deu tanta importância àquela pessoa ou que deixou de fazer algo por ela (estas são as piores lembranças!). Tive a sorte de ter as últimas lembranças boas dele semanas anteriores ao seu falecimento: alegre, tomando àquela velha cervejinha, contando "causos" e até dançando forró com minha mãe, todo sem molejo. Lembrarei também de suas piadas sem graça, das histórias repetidas que ninguém mais agüentava escutar, de sempre me acordar pra não chegar atrasado no trabalho, de passar minha camisa e do cuidado de me cobrir quando a noite estava fria ou quando eu chegava tarde de uma farra e capotava no sono sem dar importância ao cobertor.

Sei que a dor e inconformismo vão demorar a passar, afinal já vão fazer 2 anos no dia 24 de julho e ainda sinto como se fosse ontem. Sei também que ele estará sempre conosco e com certeza num lugar melhor que esta dimensão em que vivemos.

TE AMO PAI!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um DVD completo e intimista!

Para quem me conhece de verdade, não é novidade saber que eu sou um grande fã da Ivetona (como prefiro chamar). Essa semana, por exemplo, comecei a ver algumas cenas do seu mais novo DVD - "Pode Entrar", preparado com todo cuidado para os fãs da baiana arretada!

Não se trata da Ivete Sangalo dos shows e blocos de carnaval. É a Ivete no seu cotidiano, abrindo as portas da sua casa, expondo suas intimidades e apresentando seus grandes convidados. O resultado? Um trabalho bacana!

É claro que qualquer elogio que seja originado de um fã pode deixar a desejar. No entanto, acredito que até os grandes críticos do Axé irão concordar comigo. O trabalho está impecável, as músicas (novas... o que é importante ressaltar!) foram bem escolhidas.

Qual cena eu mais gostei?! Difícil... Mas adorei o dueto Ivete & Marcelo Camelo em "Teus olhos". Ter dois ídolos cantando juntos é legal, né?!

Dica: Vale a pena adquirir!


Imagem: Divulgação

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Oração de Proteção

Meu Senhor Jesus Cristo, força divina do amor e da paz, peço a vossa proteção e a vossa benção para que eu possa sentir, cada vez mais em meu coração, a força libertadora de vosso amor.
Peço a vossa proteção e de seus Anjos sobre a minha pessoa e sobre todos aqueles que me são queridos. Que vossa proteção e vossas bençãos sejam minha defesa, o meu impulso para que eu obtenha a sustentação, a alegria, a liberdade, a esperança, a fé e a felicidade.

Proteja também àqueles que eu magôo mesmo sem querer: minha família, as pessoas que tiveram uma participação especial na minha vida (a quem não pude oferecer o meu melhor e protegê-las de mim).

Amém!

Oração retirada de um site de orações e adaptada por mim

domingo, 29 de março de 2009

Homenagem à capital baiana

Certa vez me perguntaram se eu viveria em outra cidade. Respondi que trocaria Salvador por minha terra natal - Vitória da Conquista/Ba, ou pela terra de meu pai - São Benedito/CE. Daí reformularam a pergunta: "Você se mudaria para outra capital?". Respondi que só faria isso se fosse uma condição imposta na minha vida profissional. Afinal de contas, deixando a hipocrisia de lado, o dinheiro acaba regindo sua vida.
No mais, com todos os problemas sociais e estruturais que a capital baiana tem passado nos últimos anos não largaria Salvador por nada. Salvador é uma cidade rica em patrimônio cultural, mistura de ritmos, cercada por praias e lugares lindos.

Há quem diga que Salvador só tem festas. Sim! E por que não? Mas não vivemos apenas disso. É uma cidade como outra qualquer, com pessoas em movimento o tempo todo, trabalhando, vivendo, estudando e se divertindo.

Por gostar tanto dessa cidade, há dez anos atrás, quando ainda pintava quadros aos 15 anos de idade, resolvi homenagear a capital da alegria com uma exposição retratando os pontos históricos de Salvador em comemoração aos 450 anos de fundação da cidade.

Vejam os quadros da exposição "450 anos de Salvador"!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Água: fonte inesgotável?!

Uma, duas, três gotas... e a água jorra!
Quatro, cinco, seis gotas... e "consciência" continua sendo uma palavra desconhecida.

Sete, oito, nove gotas... e a ignorância vem matando a Humanidade.

É lamentável acreditar que com tantas preocupações levantadas por cientistas e ecologistas no que diz respeito a uma futura escassez de água potável, existam pessoas que continuem a sulgar até a última gota de água, utilizando-a para ao algo desnecessário: lavar calçadas, lavar automóveis todo final de semana etc.

A única coisa que não lavamos é a consciência!

Deixamos as torneiras ligadas enquanto estamos fazendo outras coisas que não necessitam de água no momento. Passamos horas no chuveiro. Trocamos de roupa três a quatro vezes ao dia e toma-lhe lavagem. Enfim, disperdiçamos ao extremo e quando somos indagados, damos uma resposta clássica: "Estou pagando!".

Pois bem, pagaremos hoje e sempre, inclusive quando não houver mais "a fonte da vida". Uma fonte que se dizia ser inesgotável. Não, não é ! E assim vamos de fato pagar caro, quando não houver nem a décima gota de água para nossos filhos e netos.

Vamos repensar nossas atitudes. Vamos deixar que a água da chuva se encarregue de lavar as calçadas, os carros e tudo aquilo que for desnecessário. Vamos deixá-la para uso essencial e assim cuidar do nosso planeta!


Confira as dicas do ProgramaCuide do Planeta!” do Portal do Carmo.

Imagem: Retirada do site 'Observatório do Algarve'

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher


Mulher... criada por Deus para fazer companhia a adão! Essa seria uma frase machista se formos pensar que esse era o único objetivo do 'cara lá de cima'. Mas na verdade o que Deus queria era criar um ser delicado e inteligente que soubesse gerenciar o sentimento no coração dos homens.

Homens que pensam no seu ego apenas; que tem mania de poder e força. Esses somos nós que enfiamos os pés pelas mãos. E elas sempre estão lá com uma palavra de conforto, com uma 'parabóla', conselho, carinho... Enfim acabam sendo o sexo forte na família ou num relacionamento.

Tudo bem que às vezes é complicado entendê-las; torna-se algo 'indecifrável' no período mestrual ou quando tem alguma idéia fixa sobre nós. E mais complicado ainda quando distribuimos esses e outros assuntos da alma femina em mãe, irmã e namorada: as mulheres da nossa vida! Mas no final das contas acabamos por não viver sem elas. Sem os 5 minutos eternos de atraso... sem as broncas... sem seus afetos...

Aqui fica os meus parabéns a todas as mulheres por nos suportar!

[Dedico essa mensagem em especial a minha mãe, uma mulher guerreira... minha irmã, extremamente carinhosa... e a todas as mulheres especiais!]

Imagem: 'Mulher no Espelho' de Pablo Picasso

sexta-feira, 6 de março de 2009

No final das contas somos todos iguais

"Não se anda por onde gosta
Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta
".
(Rodo Cotidiano, Marcos Lobato/O Rappa)

Lá estavam: uma senhora com um envelope de exame na mão, um casal de namorados esperando o ônibus, uma criança de colo chorando nos braços da mãe... Todos eles com sua própria história, suas alegrias e seus sofrimentos. Alguns com a face graciosa. Outros não escondiam a sua insatisfação com a vida. Por um momento fiquei atentamente observando e tentando entender os movimentos de cada pessoa que estavam ali naquele local. Comecei a me questionar por que somos assim tão diferentes; por que sempre somos exigentes com tudo e por que complicamos a vida de uma forma que nos tornamos egoístas com o Criador.

A fuga pela felicidade, involutariamente, é constante. A aceitação da rotina é exercitar a normalidade que para alguns pode ser surreal. Às vezes, somos colocados em contradição o tempo todo, na vida ou em nossas relações afetivas.

Mas enfim, depois de tanto questionamento, acabei concluindo que somos todos iguais! É óbvio que temos pensamentos e crenças diferentes! No entanto, sempre queremos a mesma coisa: alcançar objetivos, fugir do desconhecido, vivenciar nossos desejos e acalentar nossas necessidades.

Nos “esbarramos” a todo instante em diversas situações. São os encontros que a vida nos proporciona! E isso a cada dia fica mais claro para mim quando ouço um trecho da letra de Marcos Lobato: "Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta".

quinta-feira, 5 de março de 2009

Ano novo... Blog novo...

Não costumo mudar de blog todo ano, mas resolvi criar um outro com identidade própria; algo que tivesse a minha marca no nome. Além disso, a busca por um serviço de diário virtual gratuito passou a ficar intensiva a partir do momento que pensei em deixar de ser assinante de um determinado provedor.

Além do nome "Muito mais que palavras" que alterei para "Palavras do Jopa", pretendo publicar textos com periodicidade, mas sempre seguindo a linha de não contribuir com mais um lixo dos milhares que encontramos na internet.

No geral, sempre gostei de expressar minhas opiniões sobre determinados assuntos, algumas vezes em forma de protesto, outras com olhar interassado.

Sem mais, espero que "curtam" meus próximos posts que com certeza dispensará apresentações.