segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Festival de candidatos a cargos públicos: uma vergonha!


Hoje recebi um email hilário para não dizer estúpido! Um verdadeiro festival de candidatos a cargos públicos como se fosse uma busca pelos números premiados da Loteria.

Confira a demonstração free no site da revista Veja. ISSO É UMA VERGONHA.... O pior que o povo ainda vota neles!!!

Acredito que se fosse exigido no mínimo nível superior de escolaridade ou especialização em Ciências Públicas e que não houvessem tantos benefícios (moradia, combustível, contas pagas, salários altos etc - tudo pago pela população: uma população omissa que não protesta nada!), apenas àqueles com comprometimento estariam se candidatando.

Outra coisa que não entendo é por que não se exige que os políticos tenham obrigação de utilizar os serviços públicos de educação e saúde? Se todos eles fossem obrigados a matricular seus filhos em escola pública e a utilizar o SUS, certamente esses dois setores seriam de qualidade oferecidos tanto ao presidente quanto ao "pobre coitado".

Tenho certeza que antes de qualquer reforma (tributária, previdenciária etc) o país precisa de uma reforma política, principalmente no que diz respeito ao sistema eleitoral!!! Pra que tanto político que não faz nada pela sociedade?? Pra que tanto partido? Por que não implantar uma política de Estado independente de partido? Entra governo sai governo... e nada é continuado! Se gasta desde "logomarcas" novas que servem apenas para marcar o governo da vez até ornamentação de praças com a cor do partido!!!

Sinceramente, não sei se nosso país tem jeito! Mas estou certo de uma coisa: de braços cruzados não podemos ficar. Vamos criar consciência política, estudar as propostas de cada candidato e verificar experiências do passado político do nosso país. Se mesmo analisando tudo isso, você não se sentir segurança nos candidatos, vote NULO. É melhor do que dar voto ao Tiririca ou a Mulher pêra!!!

Voto nulo não é a mesma coisa que voto em branco, viu? O voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação. Um exemplo disso seria:

Se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez".

(Exemplo retirado do site http://www.midiaindependente.org)



Imagem retirada do blog Visão Panorâmica

Um comentário:

  1. Isso mesmo jopa concordo com vc. O que eles querem
    de verdade são mordomias e dinheiro facil.

    ResponderExcluir